OSB SCS encaminha ao MP pedido de Instauração de Inquérito Civil para apuração de irregularidade no contrato de construção de ciclovia e calçadas na AV. Goiás

Entenda.

27 de maio de 2021 20:41

O OSB SCS protocolou nesta quinta-feira (27), um Pedido de Instauração de Inquérito Civil junto à Promotoria de Justiça de São Caetano do Sul, para apuração de eventuais irregularidades no Contrato nº 01/2021, firmado entre a Prefeitura Municipal e a empresa Emparsanco Engenharia Ltda., para a contratação de empresa especializada para execução de obras de requalificação urbana com execução de infraestrutura complementar para a implantação de rede cicloviária com extensão de 12 km e calçadas acessíveis e permeáveis em trecho de 2.9 km (de cada lado) da Av. Goiás (“Calçada Verde”).
A presente licitação já havia sido objeto de Impugnação formulada pelo OSB SCS, que apontou algumas disposições do edital que mereciam reforma, bem como também foi objeto de Pedido de Esclarecimentos, para sanar dúvidas na interpretação do instrumento convocatório. A Secretaria Municipal de Obras e Habitação – SEOHAB, por sua vez, deixou de receber a Impugnação e o Pedido de Esclarecimentos, julgando pela intempestividade de ambos. Ocorre que, o prazo para apresentar Pedido de Esclarecimentos não havia se findado, o que motivou o OSB SCS a impetrar Mandado de Segurança para compelir a Administração Municipal a responder o que se questionou. Após sentença de procedência, o Juízo da 2ª Vara Cível de São Caetano do Sul determinou à SEOHAB que respondesse os questionamentos apresentados.
Após concedida e analisada a resposta integral ao Pedido de Esclarecimentos apresentado, dois apontamentos motivaram a provocação do Ministério Público: a adoção de regime de empreitada por preço unitário, o que se mostra impróprio, em tese, e; possível superfaturamento dos serviços contratados, de forma que o preço pago por quilômetro de ciclovia construído pode ter tornado desta como a ciclovia mais cara do mundo. Dessa maneira, foi protocolado pelo OSB SCS o Pedido de Instauração de Inquérito Civil, para apuração dos fatos. 

Confira abaixo todos os documentos completos.

ObservatórioSão Caetano do Sul

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Manoel Coelho, 600 - Sala 324, 3º Andar - Centro, São Caetano do Sul - SP
CEP: 09510-101
Telefone: (11) 2759-2055 / (11) 99249-1013
E-mail: saocaetanodosul.adm@osbrasil.org.br