O que é o Observatório Social do Brasil (OSB)?

Um Observatório Social (OS) é a reunião de cidadãos comuns que transformaram a INDIGNAÇÃO com a corrupção e com o mau uso do dinheiro público em ATITUDE POSITIVA.

O OSB (Observatório Social do Brasil) é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de Observatórios Sociais, organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor: o Sistema OSB. É uma entidade civil mantida exclusivamente com recursos da sociedade civil, sem nenhuma ajuda governamental, para lutar contra a corrupção na gestão pública municipal.

Existimos para fazer CONTROLE SOCIAL, que é amparado por lei e representa o acompanhamento sistemático pela sociedade do bom uso do dinheiro público.

Atualmente a Rede OSB está presente em 140 cidades de 16 estados brasileiros.

RESULTADOS DA ATUAÇÃO DOS OSs

 
São mais de 3.500 voluntários trabalhando pela causa da justiça social nos Observatórios Sociais pelo Brasil afora. Estima-se que nos últimos quatro anos (2013 – 2016), com a contribuição desses voluntários, houve uma economia de mais de R$ 2 bilhões para os cofres municipais. E a cada ano mais de R$ 300 milhões do dinheiro público deixam de ser gastos desnecessariamente.

Mas o mais importante não são os números, e sim a nova cultura que está se formando: da participação do cidadão de olho no dinheiro público.

(dados de abril de 2018)

 

PRINCÍPIO GERAL: A justiça social será alcançada quando todos os agentes econômicos recolherem seus tributos corretamente, os agentes públicos os aplicarem com ética e eficácia.

 

MISSÃO: Despertar o espírito de Cidadania Fiscal na sociedade organizada, tornando-a proativa, através do seu próprio Observatório Social, exercendo a vigilância social na sua comunidade, integrando a Rede de Observatório Social do Brasil.

 

VISÃO: Ser uma rede nacional propulsora do controle social para o aprimoramento da gestão pública e integridade empresarial.

 

VALORES: Apartidarismo; cidadania; comprometimento com a justiça social; atitude ética, técnica e proativa; ação preventiva e visão de longo prazo.

 

OBJETIVO: Fomentar e apoiar a consolidação da Rede OSB de Controle Social, a partir da padronização dos procedimentos de monitoramento e controle da gestão pública, além da disseminação de ferramentas de educação fiscal e de inserção da micro e pequena empresa no rol de fornecedores das prefeituras municipais.

 

OBJETO DE ATUAÇÃO: As ações de educação para a cidadania fiscal e controle social focadas no presente serão objeto de atuação do OS, atuando preventivamente, em tempo real, contribuindo para a eficiência da gestão pública, por meio da vigilância social da execução orçamentária, em sinergia com os órgãos oficiais controladores

ObservatórioSão Caetano do Sul

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Alegre, 470 - Sala 409 - 4º Andar - São Caetano do Sul, SP.
CEP: 09550-250
Telefone: (11) 2759-2055 / (11) 9 7344-7410
E-mail: saocaetanodosul@osbrasil.org.br