O OSB – São Caetano do Sul

O Observatório Social do Brasil – São Caetano do Sul (OSB – SCS), é composto por empresários e profissionais liberais da cidade, que utilizam de seus próprios recursos para fomentar a causa pela qual lutamos.

Foi fundado em 24 de outubro de 2014, e uma das primeiras iniciativas realizadas foi o advento da Carta da Transparência. Desde Abril de 2017, nossas forças de trabalho se voltaram para o monitoramento das contas públicas e das compras realizadas pelo município, sobretudo as licitações. Acompanhamos as compras realizadas na própria Prefeitura Municipal, para as diversas secretarias, bem como para a Câmara Municipal e as demais autarquias e fundações do Município (Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS, Sistema de Água; Esgoto e Saneamento Ambiental – SAESA; Fundação Pró-Memória; Fundação Anne Sullivan; Fundação das Artes e Fundação Municipal da Saúde – FUMUSA).

É bem verdade que diversas são as dificuldades de monitorar as compras públicas no nosso Município, ou porque os processos não são tão transparentes como deveriam ser, ou porque as autoridades por vezes dificultam o acesso aos documentos e informações públicas, por procedimentos morosos e burocráticos, impondo condições e prazos, à contramão do que seria a ampla transparência e publicidade exigida pela lei.

Mas a cada dia sugerimos e cobramos mudanças, com o objetivo de aumentar a transparência das compras públicas em nossa cidade. Aumentando-se a transparência, diminui-se a possibilidade de corrupção, já que tudo fica mais claro à população e pode ser monitorado. Também monitoramos a entrega de produtos e serviços contratados pela Administração Pública da cidade, outro grande foco de corrupção nas compras municipais em todo país.

O OSB – SCS também protocolou junto à Prefeitura de São Caetano do Sul e suas autarquias e fundações diversos pedidos de esclarecimentos e informações, com o intuito de esclarecer dúvidas e obter informações para repassarmos aos nossos voluntários munícipes, que vão desde contratações e pagamentos até informações sobre funcionários e salários.

Enviamos convites às escolas públicas e privadas de São Caetano do Sul para fomentar a participação das instituições de ensino em projetos de Educação Fiscal, para incentivar as crianças e adolescentes a refletirem e debaterem sobre temas relacionados à Ética e Cidadania, de cada vez mais importância em nossa sociedade, porque educação fiscal é um dos focos de atuação dos Observatórios Sociais por todo o Brasil.

Além disso, à medida que ocorrem as licitações no município, fomentamos a participação de diversas empresas, que por vezes desconhecem como participar de licitações. Desse modo, auxiliamos e incentivamos os fornecedores a participarem das compras públicas em São Caetano do Sul, aumentando a concorrência e, com isso, diminuímos as possibilidades de fraudes e conluios.

Enfim, são várias as atividades desenvolvidas pelo OSB – SCS na luta contra a corrupção e em favor da transparência. O caminho ainda é longo, temos muito o que evoluir, mas a cada dia nos motivamos mais para que, juntos, possamos tornar São Caetano do Sul uma cidade transparente e livre de corrupção!

ObservatórioSão Caetano do Sul

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Manoel Coelho, 600 - Sala 324, 3º Andar - Centro, São Caetano do Sul - SP
CEP: 09510-101
Telefone: (11) 2759-2055 / (11) 99249-1013
E-mail: saocaetanodosul.adm@osbrasil.org.br