Carta da transparência em São Caetano do Sul

Durante a campanha para Prefeito de 2016, enviamos a CARTA DE TRANSPARÊNCIA publicamente para todos os candidatos e avisamos que a partir de 2017 o OS SCS iria acelerar a luta por transparência em São Caetano do Sul, independentemente de quem fosse o eleito.

Transparência é bom, a Lei exige e todos nós gostamos!

A “CARTA DA TRANSPARÊNCIA EM SÃO CAETANO DO SUL” DEFINE UM NOVO CENÁRIO PARA A TRANSPARÊNCIA DAS CONTAS PÚBLICAS NA CIDADE, PARA VOCÊ ACOMPANHAR DE PERTO TUDO QUE CADA PREFEITO, SEJA ELE QUEM FOR, FAZ COM O NOSSO DINHEIRO.

As manobras da “velha política” nos municípios brasileiros são conhecidas. E se repetem, exatamente da mesma maneira, em todas as cidades do país. E é com base nesse conhecimento que a sociedade, as organizações de controle social, o Ministério Público e a CGU já têm dos instrumentos de corrupção, que a Carta da Transparência pretende criar barreiras de defesa.

A Carta da Transparência é um conjunto de compromissos e protocolos construídos pela sociedade organizada para garantir transparência, moralidade e eficiência na gestão dos recursos públicos municipais.

Está registrada em cartório, disponibilizada em um portal de internet e foi apresentada a todos os candidatos à prefeito na eleição de 2016, para que assinassem e com ela se comprometessem, o que foi amplamente divulgado, inclusive com registros fotográficos.

E o Prefeito eleito, José Auricchio Jr. se comprometeu formalmente a implementá-la, na íntegra e nos prazos propostos.

 

Termo de Compromisso, clique aqui para visualizar

 
Está sendo enviada, junto com as adesões dos candidatos, para a OAB, para o Ministério Público, para o Tribunal de Contas, para o TRE, para a Receita Federal e para a CGU (Controladoria Geral da União).

E para que não fique apenas como mais um “compromisso de campanha” do prefeito eleito, já que em época de campanha políticos concordam com qualquer coisa em nome do seu voto, diversas ferramentas, jurídicas, operacionais e sociais, vão permitir à sociedade cobrar a sua implementação e monitorar o cumprimento das iniciativas e posturas formalizadas na Carta.

Vão permitir que a parcela da sociedade que não aceita corrupção, não fornece para a prefeitura e não tem nenhum interesse em maracutaias e artimanhas políticas, monitore a postura do prefeito eleito em relação ao compromisso assumido.

A Carta da Transparência, enfim, é a organização de todas as pessoas de bem de São Caetano do Sul para garantir transparência e para minimizar a possibilidade de corrupção! Sem nenhum interesse político, financeiro ou favorecimento a quem quer que seja. Pelo contrário, as organizações e pessoas que estão envolvidas com a sua construção de forma geral pagam do próprio bolso para trabalhar por mais transparência e contra a corrupção.

 

É controle social no mais alto nível.

 

Vamos, juntos, começar a criar barreiras efetivas contra a possibilidade de mau uso do dinheiro público. Do nosso dinheiro. Pelo menos no âmbito municipal. Pelo menos em São Caetano do Sul!

 

‪#‎cartadatransparenciascs

 

CONFIRA A CARTA DE TRANSPARÊNCIA COMPLETA ABAIXO:

ObservatórioSão Caetano do Sul

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Manoel Coelho, 600 - Sala 324, 3º Andar - Centro, São Caetano do Sul - SP
CEP: 09510-101
Telefone: (11) 2759-2055 / (11) 99249-1013
E-mail: saocaetanodosul.adm@osbrasil.org.br