Como acontece a licitação?

Quer saber como acontece a licitação? Confira e saiba mais!!

12 de julho de 2019 13:42

Como você sabe, licitação é a forma que a Administração Pública tem de comprar coisas ou contratar serviços

Vou explicar um pouco do passo a passo exemplificativo de uma licitação.

Licitação não é apenas pregão, não é apenas a disputa, também não apenas o contrato. São séries de atos administrativos que tem a finalidade de realizar a melhor compra ou contratação para o órgão. Vamos tentar clarear as ideias na prática:

  • A necessidade da licitação: Um determinado órgão identifica, por exemplo, a necessidade de comprar material de expediente: canetas, papéis, lápis, etc…
  • Termo de referência: Ele prepara um documento, chamado de termo de referência, especificando quais itens precisam ser comprados, qual a quantidade, formato, cor, enfim. Esse documento é a base para toda a licitação, porque através dele é realizado a cotação de preços.
  • Cotação de preços: é a forma que a Administração tem de verificar os valores de mercado de cada um dos itens que precisam ser comprados. Ou seja, o órgão entra em contato com vários fornecedores e recebe cotação especificando os valores para cada item. Dessa forma, é possível observar uma média de preço e ter um parâmetro para saber se tem dinheiro disponível para essa compra;
  • Edital: Caso tenha reserva financeira, a Administração elabora o edital, que define absolutamente tudo: quais são os critérios para essa compra, as especificações de cada um dos itens, a forma e prazo de pagamento, documentos imprescindíveis a serem apresentados durante e depois da licitação, ou seja, o Edital é a regra do jogo;
  • O dia da licitação: é o dia em que as empresas apresentam suas documentações, propostas de preços e a Administração analisa tudo com o objetivo, nesse caso especificamente: comprar o melhor produto segundo as especificações do termo de referência, pelo menor valor. Mas, é oportuno lembrar que existem várias outras modalidades de licitação (concorrência, tomada de preços, etc..), e outros tipos de licitação (menor preço, melhor técnica, enfim…);
  • Empresa vencedora: Após todas as análises, a melhor empresa é sagrada vencedora da licitação e então precisará cumprir o que determina o especificado no edital, sob pena de algumas sanções que o próprio edital, junto a Lei de Licitações, determina.

Eu sei que, a princípio, todas essas fases parecem ser extremamente burocráticas, mas é a forma de resguardar a Administração e, consequentemente, o dinheiro público.

E fiscalizar as contas públicas também faz parte do nosso dever como cidadão. Não adianta somente eleger nossos representantes, vamos também fiscalizar. E, acredite em mim, não é tão complicado como parece.

————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————-

Texto por Amanda Machado.

ObservatórioSão Caetano do Sul

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Manoel Coelho, 600 - Sala 324, 3º Andar - Centro, São Caetano do Sul - SP
CEP: 09510-101
Telefone: (11) 2759-2055 / (11) 99249-1013
E-mail: saocaetanodosul.adm@osbrasil.org.br