“Programa Escola Monitorada” apresentado para a SEEDUC, foi recusado pelo Secretário da Educação, Fabricio Coutinho de Faria

O Secretário declarou não existir “necessidade de nenhuma contratação de empresa para fiscalização”. Entenda.

16 de janeiro de 2020 13:34

Em novembro/2019 o OSB – SCS apresentou, à Secretaria Municipal de Educação de São Caetano do Sul (SEEDUC), o Projeto Escola Monitorada, feito, inicialmente, no OSB Brusque. O projeto busca – em parceria com a municipalidade – monitorar a entrega da merenda escolar nas creches e escolas públicas do município, visando garantir a qualidade dos produtos, conforme descrito nos editais de compras.

Para tal fins, o OSB ofereceria, de forma gratuita e explicativa, as orientações corretas para as merendeiras e diretoras quanto a recepção dos gêneros alimentícios entregue pelos fornecedores, em forma de cartilhas e panfletos, servindo como um referencial no recebimento das mercadorias. Além disso, seriam elaborados pelos voluntários, relatórios com a análise de cada escola a partir de visitas periódicas, para serem entregues à SEEDUC, que tomaria as atitudes cabíveis dentro de uma eventual divergência.  

Contudo, o ofício foi respondido pelo Secretário, que declara não existir “necessidade de nenhuma contratação de empresa para fiscalização” e já possuir um mecanismo de controle.

No ofício de apresentação do projeto, o OSB deixa claro tratar-se de uma parceria com a municipalidade, para a orientação às merendeiras e garantir a qualidade dos alimentos, em nenhum momento oferecendo serviços como empresa. Dessa forma, considerando as afirmações equivocadas do Secretário, o OSB respondeu o ofício, sem respostas até o presente momento.

Sendo assim, o Observatório Social de São Caetano do Sul, por meio desta, declara que os objetivos do projeto é apenas certificar que as merendeiras e diretoras sejam bem instruídas quanto a qualidade e entrega da merenda, certificando que o alimento oferecido ao aluno seja bom e que tudo ocorra como descrito no edital.

ObservatórioSão Caetano do Sul

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. O Sistema OSB é formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua Manoel Coelho, 600 - Sala 324, 3º Andar - Centro, São Caetano do Sul - SP
CEP: 09510-101
Telefone: (11) 2759-2055 / (11) 99249-1013
E-mail: saocaetanodosul.adm@osbrasil.org.br